Jovens participam do Dia do Desafio

O projeto Meninos da Fazenda realizou na última quarta-feira do mês de maio 29/05/2013, atividades na quadra da Escola Santo Antonio I que contabilizaram pontos para a cidade de Sumaré para o “Dia do Desafio”. As atividades foram na modalidade do futebol com aquecimento em torno da quadra, alongamento único e depois alongamento em dupla. Além de trabalhar quatro fundamentos do futebol como condução de bola, controle, domínio e passe, terminando com um amistoso de 15 minutos cada tempo.

No total foram 30 participantes todos os alunos do Projeto Meninos da Fazenda e devidamente matriculados na Escola Santo Antonio I; as atividades foram supervisionadas por um Professor de Educação Física formado, um Estagiário de Educação Física e uma Assistente Social.

Sobre o Dia do Desafio

Um breve histórico do dia do desafio, surgiu durante um inverno muito rigoroso em 1983 numa cidade do Canada, quando a temperatura marcava em torno de 20 graus negativos, o Prefeito teve uma ideia que necessitava da colaboração de todos. A ideia era que as 15hs todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo, era um convite para exercitar o corpo.

Os benefícios foram muitos, desde estimular a pratica de atividades físicas até ocasionando uma economia de energia, que pode ser calculada pelo numero de pessoas envolvidas na atividade. Nos anos seguintes as cidades vizinhas foram adotando a pratica e estava lançado o dia do desafio. A data escolhida passou a ser sempre a ultima quarta feira do mês de maio em todo o mundo o numero de participantes vem crescendo.

Em 2010 o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido à oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física.

O evento funciona da seguinte maneira, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar o maior numero de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município. A questão da competição é vista apenas como uma forma de estimular as pessoas a pratica da atividade física, sendo que o real objetivo é que todos os envolvidos se exercitem que tenham uma integração social e o espirito comunitário.

Este projeto é desenvolvido pela CGTI com o patrocínio da Pirelli e Adere através da Lei de Incentivo ao Esporte Federal e apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Sumaré.

Comments are closed.